O que é disrupção digital e qual sua importância para a gestão de documentos?

By 26 de janeiro de 2021janeiro 27th, 2021Transformação digital
disrupção digital

O cenário atual de transformação digital das empresas é cada vez mais urgente, até pela grande necessidade do mercado de digitalização e inovação, em decorrência do home office e distanciamento social. Neste sentido, muita gente costuma falar em investir em tecnologias para atingir a disrupção digital.

Afinal, a disrupção digital é comumente associada à transformação digital e à inovação. Vale destacar, inclusive, que 77% dos CIOs definiram a transformação digital como a maior prioridade orçamentária de 2021, segundo a pesquisa CIO Outlook 2021.

No entanto, este termo, inúmeras vezes, é empregado de maneira incorreta, já que diversas empresas se consideram inovadoras e, por isso, dizem que alcançaram a disrupção digital.

Então, para entender melhor sobre a disrupção digital, para que serve e sua importância, elaboramos este conteúdo. Continue a leitura!

Saiba mais: 4 aspectos fundamentais para a transformação digital no RH

O que é a disrupção digital?

Para quem não conhece a disrupção digital, esse termo foi citado pela primeira vez em 1995 por Clayton Christensen, professor de administração na renomada Harvard Business School. Ele mesmo depois aprofundou este conceito.

Mas, em geral, pode se definir a disrupção como a “capacidade de criar um novo produto/serviço que rompa com o status quo do mercado”. Ou seja, alguns exemplos conhecidos são a Netflix no setor de entretenimento, a Nubank no segmento financeiro, a Uber que revolucionou o mercado de transporte, o AirBnB no mercado hoteleiro, entre outros.

Esses negócios mostram que um aspecto importante da disrupção é oferecer uma oferta mais personalizada e de menor custo a uma parcela da população, que não tinha acesso a tais produtos e serviços. Tal transformação, normalmente, acarreta em consequência para os concorrentes já estabelecidos, que costumam sofrer graves dificuldades de sobrevivência no mercado.

Além disso, fica claro que uma empresa disruptiva é obrigatoriamente inovadora, mas nem toda empresa inovadora é disruptiva.

Características da disrupção digital

Diante do contexto apresentado, dá também para notar algumas características e especificidades das empresas que aderem à disrupção digital, como o potencial de flexibilidade e a cultura de inovação.

  1. Adaptação às mudanças: as companhias que são mais transformadoras, criativas e flexíveis estão cada vez mais tomando lugar das tradicionais corporações lentas, burocráticas e com dificuldades de se reinventar. 

Isto significa que as organizações precisam modificar suas formas de atuar para não ficarem paradas no tempo e perderem competitividade. Afinal, é possível ser uma empresa grande e antiga e se tornar um exemplo de disrupção.

  1. Cultura de inovação: outro ponto inerente da disrupção digital nas empresas é fomentar uma cultura de inovação, com troca de ideias entre os profissionais, incentivo aos colaboradores para desenvolver projetos que abraçem as tecnologias e a inovação, além de manter as portas abertas das lideranças para ouvir esses planos.

Saiba mais: Transformação digital no RH: como modernizar sua instituição de saúde

Como atingir a disrupção digital na sua empresa

Segundo pesquisa da CI&T, 80% dos executivos já percebem a transformação digital como um fator de impacto direto no seu mercado.

Então, para quem está perguntando por onde começar para alcançar a disrupção digital no seu negócio, vamos trazer algumas dicas importantes.

Gestão ágil

Para englobar as características citadas acima, a presença de gestores ágeis é fundamental. Isso porque esses líderes têm maior capacidade de identificação de mudanças, são mais dispostos à reinvenção constante, a aceitar ideias e feedbacks da equipe, assim como colocam a mão na massa para implementar novas estratégias rapidamente.

Atenção às tendências

Novas tecnologias estão surgindo cada vez mais rápido e estar na vanguarda tecnológica é um requisito importante para garantir eficiência, economia, produtividade e apoiar os planos de disrupção. 

Então, vale a pena ficar de olho nas novidades presentes no mercado e promover a atualização contínua da equipe de TI para que ela seja capaz de incorporar essas ferramentas nos processos, produtos e serviços.

Análise de padrões de consumo

Para identificar indícios de que o seu negócio precisa se reinventar, é importante monitorar os padrões de consumo do seu público-alvo e suas insatisfações. Essa observação ajuda a descobrir a próxima tecnologia, inovação e até a disrupção do seu nicho de mercado.

Apoio de parcerias

Nem sempre a sua empresa precisa ser a responsável pela inovação e a disrupção tecnológica. É possível também identificar novas iniciativas e modelos de negócios no mercado e tentar encaixá-los na realidade da sua organização por meio de parcerias. Tal estratégia ajuda a revolucionar seu negócio de maneira mais rápida.

Uso de novas tecnologias digitais

Não adianta apenas ter todo o pensamento e foco voltado para inovação, transformação digital e disrupção tecnológica. É preciso também que suas tecnologias sejam atualizadas frequentemente, evitando que fiquem obsoletas e limitem os processos internos.

Por exemplo, investir em soluções em nuvem, mobilidade, análise de dados e outras é uma ótima opção. Mas, se a empresa ainda usa uma gestão de documentos em formato físico, seu negócio está desperdiçando o potencial das tecnologias e os serviços digitais não estão sendo bem aplicados. 

Afinal, com os arquivos manuais, perde-se muito tempo na busca de documentos, corre-se o risco de extravios, gasta-se com papel e tinta, é preciso imprimir e assinar, entre outros problemas.

Como a gestão de documentos pode se beneficiar da disrupção digital

Antes, a gestão, a organização e o armazenamento de documentos feito no formato tradicional com papéis gerava diversos prejuízos, como mencionado no tópico anterior. 

No entanto, com a disrupção digital nas empresas, é possível incentivar o uso de tecnologias para digitalização, gerenciamento eletrônico de documentos e outsourcing de impressão. Assim, o negócio ganha em maior economia e segurança da informação. 

Veja as aplicações da disrupção nas tecnologias de gestão de documentos:

Outsourcing de impressão: esse serviço de impressão permite fazer o controle completo do parque de impressão, desde a disponibilização de equipamentos conforme as necessidades, até a troca de insumos, manutenção, atualização e suporte. O que gera eficiência e redução de custos.

Digitalização: os documentos em papel ocupam um grande espaço de armazenamento, podem sofrer deterioração se tornando inelegíveis, muitas vezes, acabam perdidos e ainda causam dificuldades na pesquisa de arquivos para uso na rotina de trabalho. Então, a digitalização evita tudo isso e promove maior produtividade e controle de custos.

Gerenciamento eletrônico de documentos: uma ferramenta para gestão eletrônica de documentos é uma ótima alternativa para organizar grandes quantidades de registros, guardando todas as cópias no formato digital, automatizando processos e facilitando as buscas.

Alcance a disrupção digital com a Doc Int

Precisa de ajuda para implementar as tecnologias que vão apoiar a disrupção digital na sua empresa? Conte com o conhecimento, a experiência e a especialização da Doc Int.

Atuamos com os serviços de digitalização, outsourcing de impressão e gerenciamento eletrônicos de documentos a fim de te ajudar, com o uso de tecnologias de primeira linha, profissionais capacitados e atendimento rápido sempre que preciso. 

Desenvolvemos projetos personalizados e integrados com todas as soluções para oferecer maior facilidade para a sua organização.

Venha para a Doc Int e vá além do que apenas imprimir e guardar documentos. Entre em contato com nossa equipe agora mesmo!

Baixe nosso guia completo para empresas B2B e saiba como aumentar os resultados da sua área comercial.