Transformação digital no RH: como modernizar sua instituição de saúde

By 3 de novembro de 2020novembro 4th, 2020Transformação digital
Transformação digital em instituições de saúde

Para facilitar a modernização das instituições de saúde, os gestores de hospitais, clínicas e laboratórios precisam estudar a incorporação de inovações tecnológicas em todos setores, seja no atendimento ao paciente, nas práticas médicas, na área financeira e outras. Isso inclui também a transformação digital no RH.

Com o uso de tecnologias, soluções modernas e o fortalecimento da digitalização da instituição como um todo, os hospitais e clínicas podem se tornar mais eficientes, econômicos, produtivos e ágeis. Todos esses benefícios têm como resultado final a melhora na experiência do paciente, aumentando sua satisfação com o local.

Vale destacar que, neste campo, diversas tecnologias têm sido desenvolvidas para garantir melhores serviços, como a telemedicina com o atendimento médico online e a adoção de inteligência artificial para diagnóstico de doenças infecciosas. 

No entanto, nem só de inovações tecnológicas na atividade médica se vive e também é necessário introduzir ferramentas para a transformação digital no RH e em outros setores das empresas de saúde. 

Inclusive, segundo o estudo “50+ Inovadoras da Saúde”, realizado pela revista Medicina S/A, 85% das instituições pretendem investir em soluções digitais. Entre os principais objetivos dos gestores de hospitais e clínicas, estão:

  • 46% visam a eficiência de processos e a segurança dos pacientes;
  • 27% querem melhorar a gestão e os resultados financeiros/operacionais; 
  • 15% desejam se enquadrar nas normas e regulamentações do setor;
  • 12% buscam por inovações.

Leia também: 4 aspectos fundamentais para a transformação digital no RH

Quais os benefícios da transformação digital no RH do setor de saúde?

Com a utilização de soluções digitais no RH, os hospitais e clínicas podem iniciar um ciclo de melhoria contínua em processos e operações internas, superando problemas e burocracias. O que, consequentemente, vai se refletir em avanços no atendimento ao paciente e nas atividades médicas.

Afinal, de nada adianta ter evoluções nos procedimentos médicos, técnicas de diagnósticos, materiais para uso clínico e novos medicamentos, mas continuar estagnado nos métodos de organização de setores como recursos humanos e administrativo, por exemplo.

Com isso, fica a clara a importância da transformação digital no RH, que pode gerar inúmeros benefícios para toda a instituição, como:

  • Pacientes: maior rapidez nos processamentos de dados e documentos;
  • Profissionais de RH: diminuição de erros e maior eficiência;
  • Novos talentos: processos mais ágeis de contratação de funcionários;
  • Gestores de RH: aumento da produtividade e atuação mais estratégica;
  • Instituição: redução de custos no RH e maior satisfação dos pacientes.

Como tornar o RH e a instituição de saúde mais digitais

Como já mostramos, existem muitos impactos positivos de inserir os hospitais e clínicas na era digital. E tem mais: os gestores podem ganhar um diferencial competitivo e tanto. Isso porque, no Brasil, não existe nenhum hospital considerado digital.

De acordo com os critérios da HIMSS, ONG com objetivo de melhorar a qualidade das tecnologias em instituições de saúde, alguns aspectos devem ser analisados para o hospital ser totalmente digital. Entre eles, estão: 

  • Business intelligence e gestão de dados;
  • Infraestrutura e governança de TI;
  • Eliminação do uso de papel;
  • Informações digitais com 100% de disponibilidade;
  • Integração entre sistemas internos e externos. 

Ainda segundo a HIMSS, as instituições que atingem o nível mais alto de transformação digital obtêm melhores margens operacionais e aumentam os lucros. Neste sentido, esses hospitais chegam a atender cerca de 50% mais pacientes com somente 10% mais funcionários.

Quais soluções impulsionam a transformação digital no RH das instituições?

Agora, os gestores devem estar se perguntando quais soluções podem incorporar no RH para alcançar melhores resultados. Vamos apresentar os 3 principais:

1. Sistema de gestão do RH

Esta tecnologia é essencial para o gerenciamento interno da equipe, recrutamento e seleção, ajudando a reduzir o tempo gasto em diversas atividades e aumentando a produtividade de todos os envolvidos.

Além de melhorar a contratação e a integração de novos profissionais, esse tipo de ferramenta pode contar com recursos para autoatendimento de funcionários, gestão de benefícios, controle de ponto, folha de pagamento e outros.

2. Digitalização e gestão documental

A gestão de documentos no setor de saúde envolve uma série de aspectos, como a digitalização de documentos dos diversos setores, a adoção de prontuários eletrônicos, o controle de impressão de exames e outros conteúdos.

No contexto da transformação digital do RH, com o gerenciamento eletrônico, os gestores podem realizar a guarda e o controle de todos os documentos do setor, otimizando o armazenamento, evitando perdas e extravios.

Também é possível promover o acesso dos funcionários a arquivos online, como escalas de trabalho, normas trabalhistas, folhas de pagamento etc.

Além disso, com o GED, as instituições podem facilitar a pesquisa de informações do próprio hospital, de colaboradores e dos pacientes. Principalmente no caso dos pacientes, também deve-se garantir a privacidade dos registros médicos e a segurança dos dados

Afinal, as violações, os ataques cibernéticos e o uso indevido dessas informações podem resultar em roubo de identidades, processos e multas. Uma vez que a LGPD já está em vigor e prevê sanções de até R$ 50 milhões para quem não cumprir os requisitos.

Leia também: Como o sistema de digitalização de documentos beneficia as instituições de saúde

3. Armazenamento na nuvem

A estratégia digital de armazenamento na nuvem está intimamente ligada ao item anterior. Isso porque, com a digitalização e a gestão eletrônica, o volume de documentos físicos vai cair drasticamente. Mas, com a quantidade crescente de arquivos digitais, é preciso ter um forte armazenamento na nuvem.

Assim, com a solução, as instituições de saúde alcançam muitas vantagens, como:

  • Centralização e fácil acesso a arquivos armazenados na nuvem;
  • Equipes de RH não perdem tempo na procura de documentos em pastas;
  • Maior mobilidade e flexibilidade no acesso a documentos a qualquer hora e em qualquer lugar;
  • Garantia de segurança, com restrição de acesso a documentos sigilosos somente a pessoas autorizadas.

Com todas essas ferramentas, o hospital ou clínica estimula a transformação digital no RH, proporciona disponibilidade de documentos digitais, ajuda a eliminar o uso de papel e a gerenciar dados.

Conte com um parceiro especializado

Para garantir a melhor solução de gestão documental para sua instituição de saúde e incentivar a transformação digital no RH, é possível contar com uma empresa especializada, experiente e com credibilidade no mercado.

A Doc Int ajuda no processo de disrupção digital e oferece serviços de digitalização de documentos, gerenciamento eletrônico e outsourcing de impressão.

Com tecnologia de primeira linha e máxima qualidade, equipe altamente qualificada, rápido atendimento e conformidade com as legislações como a LGPD, atuamos com projetos personalizados de acordo com a sua necessidade.

Ficou interessado? Entre em contato agora mesmo com nossos especialistas!