Como o armazenamento de dados em nuvem facilita a gestão hospitalar

By 26 de novembro de 2020Transformação digital
armazenamento de dados em nuvem

O armazenamento de dados em nuvem é uma tecnologia cada vez mais importante para empresas de todos os portes e segmentos. Inclusive, as instituições de saúde, como hospitais, laboratórios e clínicas, podem aproveitar os benefícios promovidos por esta solução para otimizar a sua rotina.

Vale destacar que, segundo a pesquisa “Global Technology Adoption Index” da Dell, 90% das médias empresas brasileiras afirmam usar algum tipo de aplicação na nuvem.

Neste cenário, o orçamento direcionado para soluções em nuvem aumenta exponencialmente nas empresas. De acordo com artigo da Forbes, essa taxa de crescimento é 4,5 vezes maior do que os investimentos gerais em TI.

Além disso, a previsão é de que a quantidade de dados armazenados na nuvem vai quase quintuplicar. O número de informações em nuvem deverá ser 4,6 vezes maior entre 2016 e 2021, revela o Cisco Annual Internet Report.

Só por estas pesquisas, já dá para perceber a importância e o impacto positivo do uso do armazenamento de dados em nuvem. Então, para continuar a se destacar no mercado de atuação, como o segmento hospitalar, é importante contar com essa tecnologia a seu favor.

Vamos saber mais sobre o assunto a seguir!

Leia também: Transformação digital no RH: como modernizar sua instituição de saúde

Principais tipos de guarda e armazenamento de dados

Antes de mais nada, é importante abordar os diferentes tipos de guarda de informações, como por exemplo, arquivo físico, digitalização e armazenamento na nuvem.

Arquivo físico: uma série de documentos precisa ter uma cópia física original. Então, é importante realizar a organização documental de acordo com categorias, ordem cronológica e prazo de guarda. Além, é claro, de adotar boas práticas de conservação dos arquivos.

Saiba mais: Como manter os documentos de RH organizados e bem conservados

Digitalização de documentos: com os arquivos digitais, é possível minimizar o tempo perdido em busca dos dados armazenados em papel, facilitar a organização, o acesso e a consulta de informações. O que gera maior praticidade na rotina de trabalho, aumento de produtividade, economia e segurança.

Armazenamento de dados em nuvem: com um sistema de gerenciamento eletrônico de documentos, a gestão das instituições de saúde consegue armazenar os arquivos da empresa de forma online. Assim, é possível monitorar o acesso dos colaboradores e o controle de temporalidade dos arquivos, automatizar processos e manter as informações padronizadas.

Inclusive, conforme levantamento da MarketsandMarkets, as soluções na nuvem devem movimentar só na área médica cerca de US$ 9,5 bilhões até 2020.

Desafios mais comuns das instituições de saúde

Atualmente, a gestão hospitalar enfrenta diversos desafios na execução de todas as atividades, sejam elas operacionais ou de atendimento médico. Entre as principais dificuldades, estão:

  • Entregar um atendimento clínico de qualidade;
  • Fornecer uma boa experiência para os pacientes;
  • Garantir o armazenamento de todos os dados e informações referentes aos atendimentos hospitalares, como prontuários e documentos eletrônicos;
  • Facilitar o acesso de pacientes e dos responsáveis pelo atendimento aos dados armazenados para visitas posteriores dos pacientes à instituição;
  • Controle de quem pode consultar as informações dos pacientes;
  • Medidas de segurança para garantir o sigilo dos dados sensíveis dos pacientes.

Portanto, neste cenário, mostra-se que o armazenamento de dados em nuvem no segmento de saúde pode ser um recurso valioso para os gestores, funcionários e pacientes para superar tais problemas.

Até porque, com o sistema, é possível armazenar prontuários e exames, melhorar a comunicação entre equipes e departamentos, tornar mais rápido e seguro o processo de consulta de dados.

Como funciona o armazenamento de dados em nuvem?

Na prática, o armazenamento de dados em nuvem em instituições de saúde possibilita a organização e a padronização dos arquivos, assim como sua disponibilidade para pesquisa, acesso e utilização online. 

Assim, com um sistema de gerenciamento eletrônico, é possível facilitar o envio, compartilhamento e edição dos materiais. 

Então, são benefícios para os funcionários na consulta das informações, tornando o processo mais rápido, eficiente e otimizado, e para os gestores, que podem rastrear e controlar quem tem permissão de acesso, bem como delimitar o prazo de validade dos documentos.

Leia também: Controle de impressão: 7 razões para implantar em hospitais

Benefícios do armazenamento de dados em nuvem para a gestão hospitalar

Além do controle de acesso citado acima, a gestão hospitalar pode ganhar muitas vantagens com o armazenamento de dados, informações, documentos e arquivos na nuvem.

Redução de custos 

Com a tecnologia da nuvem, as empresas conseguem economia com infraestrutura, pois não precisam de espaços grandes para arquivamento de informações impressas. Isso sem contar que o sistema é escalável. O que permite aumentar a capacidade de armazenamento, de acordo com a necessidade.

Além disso, vale destacar outra economia promovida pela nuvem em relação aos gastos com papéis, tintas e impressoras para a impressão de documentos físicos.

Facilidade na busca e organização de documentos

Os serviços de armazenamento permitem realizar uma gestão eletrônica de documentos de forma eficiente, garantindo maior agilidade na organização, na pesquisa por informações e no cruzamento de dados.

Dessa maneira, os resultados de exames, por exemplo, podem ser enviados ao médico e ao paciente rapidamente. Em contrapartida, os médicos também podem encontrar o prontuário e o histórico de um paciente com praticidade para analisá-lo em conjunto com os dados de um novo exame.

Acesso a documentos de qualquer lugar

A facilidade para consultar os arquivos é um dos principais benefícios do armazenamento de dados em nuvem. Assim, os documentos podem ser acessados a qualquer hora e de qualquer lugar, bem como podem ser sincronizados em tempo real entre dispositivos.

Este aspecto positivo colabora, inclusive, com o crescimento da atuação dos trabalhadores e gestores no modelo home office, podendo acessar arquivos mesmo de casa.

Saiba mais: Como o sistema de digitalização de documentos beneficia as instituições de saúde

Aumento do espaço físico

Quem já teve a oportunidade de conhecer um arquivo físico de documentos, sabe o tamanho do espaço perdido com armários, caixas, pastas e mais caixas e pastas. Então, com tudo na nuvem, este local de armazenamento pode ser revertido em espaços mais relevantes para o hospital, como uma sala de espera, um local para exame ou outras finalidades.

Segurança dos dados

Com a permissão de acesso de usuários a determinadas informações, é possível cuidar da segurança de dados e torná-la mais eficiente. Com medidas como criptografia de ponta a ponta, autenticação segura e monitoramento, evita-se falhas na proteção e diminuem-se as chances de ataques cibernéticos.

Outro ponto favorável é a garantia de preservação dos dados com o uso de backups, minimizando o risco de perda de documentos.

Além disso, os arquivos ficam hospedados na nuvem. Ou seja, estão protegidos contra incidentes físicos, como incêndios e inundações de servidores físicos. Sem contar que qualquer ameaça à segurança pode ser detectada prontamente e solucionada.

Conte com apoio especializado

Para promover o melhor armazenamento de dados em nuvem em instituições de saúde, é importante contar com um parceiro especializado, com experiência e conhecimento de mercado.

A Doc Int está pronta para ajudar os hospitais, clínicas e laboratórios a melhorarem a gestão hospitalar com o que há de melhor em tecnologia de armazenamento.

Nossas soluções de digitalização de documentos e gerenciamento eletrônico de documentos podem ser personalizadas para atender às necessidades específicas da sua instituição.

Atuamos com profissionais altamente qualificados, tecnologia de primeira linha, rápido atendimento e serviços de máxima eficiência para garantir todos os benefícios do armazenamento na nuvem.

Também cumprimos com todos os requisitos das leis de proteção de dados, como a LGPD e a GDPR.

Quer evoluir a gestão da sua instituição de saúde? Entre em contato conosco agora mesmo que vamos te ajudar!