Como automatização de processos de TI pode ajudar a sua empresa

By 13 de outubro de 2020Transformação digital
automatização de processos de TI

Com a transformação digital, diversas atividades se beneficiaram das novas tecnologias empregadas na rotina de trabalho. E, com a automatização dos processos de TI, não é diferente. 

Afinal, as ferramentas de automação são valiosas para as operações realizadas pela equipe de tecnologia da informação. Uma vez que permitem aumentar a produtividade do setor, eliminar as tarefas manuais, repetitivas e burocráticas e ainda assegurar o foco dos profissionais e gestores em tarefas mais estratégicas.

Vale destacar que os custos de infraestrutura e operações representam quase 70% do orçamento de TI, segundo pesquisa do Gartner. 

Além disso, 66% dos executivos de TI entrevistados em estudo da consultoria KPMG indicam que os processos, padrões e a estrutura do setor são os principais pontos a serem melhorados.

Tais dados mostram como a automatização de processos de TI pode contribuir para a área de tecnologia e para o negócio como um todo. Isso porque a economia gerada e a inovação aplicada em TI podem ser repassados para todos os outros departamentos.

Por isso, vamos entender melhor o que é a automatização, as vantagens de implementar essa estratégia e quais tarefas podem ser automatizadas.

Leia também: 5 benefícios da gestão de processos organizacionais com o auxílio de dados

Como funciona a automatização de processos de TI

Basicamente, as tecnologias de automatização envolvem o repasse de tarefas antes realizadas pelos colaboradores para as máquinas. Assim, essas atividades serão executadas de modo autônomo, organizado e padronizado por equipamentos, computadores e/ou sistemas dotados de inteligência.

Como vimos, os funcionários ficam então liberados de funções operacionais e desgastantes. O objetivo da implementação da automatização de processos de TI é otimizar as operações, ampliar a capacidade do setor e garantir que se faça mais com menos custos e em menor tempo.

Além do que, os gestores podem monitorar e controlar o fluxo de operações em tempo real, garantindo que os resultados atinjam as metas e as estratégias planejadas.

Neste sentido, a transformação digital é essencial, pois fornece as inovações que permitem a automatização de processos de TI. Entre as principais tecnologias, estão automação de processos robóticos, inteligência artificial e internet das coisas.

Principais vantagens da automatização de processos de TI

Para você ver na prática como a automatização pode ajudar a área de TI e a sua empresa, listamos os principais benefícios da tecnologia:

Redução de custos

Com menos tempo gasto em tarefas burocráticas, manuais e repetitivas, maior produtividade e flexibilidade para a atuação dos profissionais, os custos de TI são reduzidos. Afinal, mais serviços podem ser feitos com o mesmo quadro de colaboradores, os mesmos recursos e de forma mais rápida.

Aumento de produtividade

A automatização permite que os processos sejam realizados de maneira melhor estruturada e com padronização, minimizando os erros e retrabalhados e aumentando a eficiência e a produtividade. Como consequência, o setor de TI pode produzir com mais agilidade e qualidade e até expandir sua estrutura.

Saiba mais: Como fazer uma gestão de dados eficaz e com inteligência

Melhora na entrega

Reduzir custos, muitas vezes, está associado à queda na qualidade. Mas, no caso da automatização de processos de TI, não tem nada a ver essa relação. E, na verdade, ocorre até uma melhora na entrega dos serviços, já que as tarefas são mais eficientes, ágeis e otimizadas.

Assim, as equipes poderão desenvolver projetos no setor com muito mais qualidade, seja para planejar a incorporação de softwares e soluções, dar suporte a problemas dos usuários ou realizar integrações de infraestrutura.

Diminuição de erros

Como já mencionamos, a automatização de processos de TI promove a redução ou até a eliminação de erros e falhas. Uma vez que as atividades são executadas por máquinas e não correm o risco da inserção de dados duplicados ou outros equívocos.

Dessa forma, o setor de TI garante maior satisfação dos usuários com serviços de confiança e credibilidade. A depender do segmento de atuação do seu negócio, como por exemplo, o financeiro, é possível ainda que o TI disponibilize serviços e produtos com segurança, fácil usabilidade e transparência para os clientes. 

Tal aspecto pode ser relevante para elevar a competitividade da empresa. Tanto por impactar os consumidores, como também por contribuir internamente minimizando problemas de TI.

Veja também: Segurança de dados nas empresas: 3 principais erros!

Ganhos de escalabilidade

Com a automatização, o negócio também pode ganhar em escalabilidade, já que terá capacidade de crescimento rápido e de adaptação às mudanças, com segurança. Tudo isso por meio de tecnologias que suportam às demandas e necessidades de TI, sem provocarem erros.

Quais processos podem ser automatizados?

Os sistemas automáticos para os processos de TI são empregados em diversos momentos, seja no suporte de TI, no atendimento ao cliente ou na segurança da informação. Veja as principais aplicações da automatização:

– Suporte de TI: a automatização de processos permite o gerenciamento e manutenção de sistemas e agiliza a resposta a chamados internos e externos.

– Backups: com a geração de inúmeros dados e informações nas rotinas das empresas, é preciso garantir a integridade deles por meio de backups. Com sistemas automatizados, é possível fazer o armazenamento na nuvem e proporcionar uma recuperação rápida.

– Proteção de dados: a automação promove maior confiabilidade das rotinas de segurança, com monitoramento completo de acesso e de eventuais modificações em dados.

– Gestão de indicadores: acompanhar as métricas dos diferentes setores da empresa é essencial hoje em dia, mas fazer isso de maneira manual é inviável. A automatização de processos surge como grande aliada neste sentido para garantir dados confiáveis com acesso rápido para tomada de decisão.

Gerenciamento do parque de impressão: com serviços automatizados, é possível promover o monitoramento da utilização dos equipamentos de impressão e o controle de uso, com o número de cópias impressas, o que é impresso e por qual usuário foi impresso.

– Gestão de contratos: se a sua empresa lida com muitos contratos, imagina o tempo gasto para gerenciar todos os arquivos com o fluxo de trabalho natural. Mas, com o gerenciamento eletrônico de documentos, é possível otimizar o workflow e promover a rastreabilidade e o controle de versões.

Como a Doc Int pode ajudar a sua empresa

Para proporcionar maior automatização de processos de TI, conte com um parceiro especializado e experiente, como a Doc Int.

Atuamos com tecnologia de primeira linha, serviços de qualidade e profissionais altamente capacitados para fornecer soluções de digitalização de documentos, outsourcing de impressão e gerenciamento eletrônico de documentos (GED).

Assim, fortalecemos a automatização e geramos melhores resultados para as empresas.

Vale destacar que temos atendimento rápido e personalizado sempre que necessário e estamos em compliance com as legislações de proteção de dados.

Para saber mais detalhes, entre em contato agora mesmo com nossos especialistas.