Automatização de processo de TI: 5 benefícios para indústrias

By 5 de novembro de 2020Transformação digital
Benefícios da automatização para indústrias

As indústrias passam por um processo de intensa transformação digital, a chamada indústria 4.0, com a adoção de tecnologias e soluções inovadoras. Neste sentido, a automatização de processo de TI é mais um dos fatores importantes que devem ser levados em consideração.

Afinal, a automatização é uma das tecnologias que podem e devem ser incorporadas nas estratégias das indústrias. Além do que, este tipo de solução é o pontapé inicial da indústria 4.0

Assim, é possível possibilitar o fortalecimento da transformação digital e o investimento em outras inovações nas fábricas, como inteligência artificial, internet das coisas, big data, computação em nuvem, robôs autônomos, impressão 3D, sistemas integrados, entre outros.

Vale destacar que as indústrias podem se tornar mais competitivas e se destacar da concorrência ao inserir a automatização de processo de TI e as tecnologias digitais.

Segundo estudo da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial, inclusive, a previsão de redução de custos industriais no Brasil com a indústria 4.0 será de, no mínimo, R$ 73 bilhões por ano.

Neste cenário, conforme levantamento da CNI, 21,8% das indústrias planejam ter o processo produtivo totalmente digitalizado até 2027. Ou seja, há um grande mercado para as indústrias aproveitarem no âmbito da transformação digital e da automatização.

Leia também: Como automatização de processos de TI pode ajudar a sua empresa

Quais as aplicações da automatização de processo de TI nas indústrias?

Com as técnicas computadorizadas e as soluções digitais, a automatização de processo de TI pode ser usada em diversos aspectos das indústrias. O que pode se tornar o ponto de partida para a modernização tecnológica e o aumento de produtividade em toda a empresa.

Com isso, é possível, por exemplo, aplicar a automatização para:

  • Gestão financeira;
  • Controle de estoque;
  • Comunicação interna e externa;
  • Relacionamento com clientes;
  • Abertura de ordens de serviço e suporte;
  • Manutenção de infraestrutura de TI;
  • Segurança da informação;
  • Processos de compras;
  • Cadeias de produção industrial;
  • Linhas de produção e máquinas automatizadas;
  • Entre outros.

Ou seja, o setor de TI ganha papel central nas indústrias para a estruturação de sistemas e processos automatizados em diversos departamentos. 

Diferenças entre automatização de processo de TI e automação

Apesar dos nomes parecidos, automação e automatização não possuem o mesmo significado.

Automação: neste caso, a atividade é realizada sem interferência humana, como por exemplo, um sistema de dados que coleta e compila informações de consumidores de produtos da indústria, procurando padrões e tendências de forma automática e enviando para os gestores tomarem decisões. 

Automatização: aqui, é necessária a intervenção humana, seja para programar, gerenciar ou controlar a ação de determinado sistema, ferramenta ou solução. No exemplo de um sistema de dados para a gestão da produtividade industrial, pode-se ter um responsável por criar objetivos e indicadores de desempenho para o monitoramento de resultados.

Leia também: O que é a análise preditiva de dados e como implementar?

Principais benefícios da automatização de processo de TI

Fica claro que, para as indústrias, há inúmeros ganhos ao investir na automatização, que vão desde a simplificação de atividades e redução de erros em serviços manuais até a conquista de melhores resultados na empresa. Por isso, confira as principais vantagens:

1. Aumento de produtividade

A automatização permite executar uma determinada tarefa na indústria em menos tempo, com menos profissionais envolvidos e menos custos. Logo, o negócio obtém uma maior produtividade.

Na prática, imagine os ganhos gerados por um sistema de relacionamento com clientes, que é programado ou estruturado pela TI, sistematizando processos para serem executados em poucos cliques.

2. Redução de custos

Como vimos, a automatização de processo de TI garante a redução e até eliminação de tarefas repetitivas e burocráticas. O que minimiza os retrabalhos, erros, falhas manuais e desperdícios. Só isso já garante uma diminuição de custos operacionais.

Mas, além disso, os colaboradores podem atuar de forma mais estratégica, identificando novas melhorias para a indústria com potencial de maior economia e maiores ganhos.

3. Padronização de produtos e serviços

Para a indústria ser mais eficiente, é preciso trabalhar no fluxo de produção de forma padronizada e em larga escala. Assim, é possível garantir maior confiabilidade da operação, maior qualidade e tornar a produção mais lucrativa.

Nesse sentido, a automatização é um aliado importante, pois garante a padronização de processos e integração de sistemas, ajudando na entrega de uma operação unificada.

4. Mensuração de resultados

A automatização de processos pode delimitar parâmetros, gerar facilmente relatórios e planilhas de determinados períodos sobre os diversos setores e atividades executadas. Com isso, os gestores da indústria podem ter uma melhor análise da situação de cada função operacional, identificando erros e potenciais de melhoria.

Leia também: Como fazer uma gestão de dados eficaz e com inteligência

5. Vantagem competitiva

Por fim, todos esses benefícios associados fazem com que as indústrias fiquem na vanguarda tecnológica, promovam a inovação constante do negócio e, assim, tenham um diferencial sobre a concorrência. Com essas vantagens competitivas, é possível garantir melhores resultados com crescimento de vendas, aumento de lucros e melhor imagem no mercado.

Como a digitalização e o gerenciamento eletrônico podem ajudar

Uma estratégia eficiente para as indústrias na transformação digital e na automatização de processo de TI é o uso de soluções inovadoras, como a digitalização e o gerenciamento eletrônico de documentos.

Essas ferramentas são responsáveis por automatizar processos e fluxos de trabalho na gestão de documentos, dados e informações. 

Vale lembrar que as indústrias lidam com muitos materiais e arquivos, como por exemplo, na área de RH, com documentos sobre colaboradores, no setor financeiro, com notas fiscais, pedidos de compras, pagamentos e outros, e na parte de contratos, compras de insumos, vendas de produtos etc.

Então, as soluções de digitalização e gerenciamento vão ajudar e muito. Até porque permitem a guarda de documentos na nuvem, facilitam a consulta e pesquisa a partir de qualquer dispositivo, possuem controle de acesso e recursos de segurança para evitar vazamentos de dados.

Com a Doc Int, você tem o parceiro ideal neste sentido. Atuamos com as melhores tecnologias, projetos personalizados, equipe capacitada para atendimento e suporte. Tudo para atender às suas necessidades.

Estamos prontos para te auxiliar com os nossos serviços. Entre em contato agora mesmo e saiba mais!