O que é a análise preditiva de dados e como implementar?

By 22 de outubro de 2020novembro 5th, 2020Transformação digital
análise preditiva de dados

Uma das principais tendências da transformação digital atualmente, a análise preditiva de dados une diversas tecnologias em torno de uma ferramenta para auxiliar os negócios e pode ser aplicada em empresas de diferentes portes e segmentos. 

Vale lembrar que os dados, conhecidos como o ‘novo petróleo’, são de fundamental importância, hoje em dia, para que as organizações obtenham insights, identifiquem oportunidades, façam previsões e atuem de forma estratégica.

Assim, a partir da coleta, o tratamento e a análise de informações, é possível gerar insumos de negócios para se destacar no mercado e alcançar maior competitividade.

Neste sentido, é relevante destacar também que os dados podem ser usados com várias finalidades, seja para buscar maior conhecimento sobre o público-alvo, entender o comportamento da equipe com o ambiente de trabalho, identificar potenciais de melhoria em operações, entre outros.

Segundo pesquisa da IDC, inclusive, as empresas brasileiras chegam a aumentar, em média, 21% da receita com a análise de dados. Além disso, 90% veem um crescimento na satisfação e na fidelidade dos clientes com o uso das informações.

Outra constatação do levantamento mostra que as companhias brasileiras lideram o investimento em dados para melhorar a tomada de decisão. 

Ou seja, se você ainda não está por dentro da análise preditiva de dados, é melhor entender o quanto antes. Por isso, neste conteúdo, vamos abordar com mais detalhes o assunto.

Leia também: Segurança de dados nas empresas: 3 principais erros!

O que é a análise preditiva de dados?

Como falamos, a análise preditiva de dados é responsável por trazer informações confiáveis sobre diferentes aspectos para embasar e facilitar as decisões de empresas. Portanto, essa prática surgiu da necessidade de ir além dos achismos e intuições de gestores e ter estatísticas reais sobre os negócios.

Então, explicado o conceito, é importante ressaltar que esse tipo de análise usa algoritmos, tecnologia de big data e técnicas de machine learning, reunindo grande quantidade de informações, agrupando os dados e mostrando estatísticas valiosas. 

Assim, o modelo preditivo pode ser desenvolvido e/ou treinado para prever valores e fornecer resultados na forma de probabilidade com base em um conjunto de variáveis.

Com isso, é possível fornecer insights, indicar padrões e tendências comportamentais, além de identificar a probabilidade de eventos futuros, possibilitando uma avaliação melhor do que pode acontecer.

Como funciona na prática?

Tudo isso parece muito bonito no papel, mas você deve estar se perguntando ‘e na prática’. Imagine, por exemplo, identificar possíveis comportamentos futuros do mercado para direcionar o seu negócio ou verificar o comportamento de consumidores para indicar novos produtos e serviços do seu agrado.

Essas são aplicações possíveis com a análise preditiva de dados sendo usada em:

  • Vendas;
  • Marketing;
  • Operações;
  • Produção;
  • Finanças;
  • Estoque
  • Muito mais.

O exemplo mais comum vem de plataformas de e-commerce, como Amazon, e de serviços de streaming, como Netflix. Ambos monitoram as preferências do usuário e sugerem novos produtos, livros, séries e filmes com base nas experiências passadas.

Mas outros segmentos também podem se beneficiar, como serviços financeiros, varejo, seguros de saúde, indústrias até o setor público, entre outros. Na área financeira, por exemplo, é possível detectar fraudes e medir o risco de crédito para clientes. 

Já, nos seguros, os gestores também conseguem mapear fraudes e podem identificar pacientes com maiores riscos de doenças crônica. Na fabricação, por sua vez, a análise preditiva aponta fatores que resultam em falhas na produção e em perdas de qualidade.

Leia também: 5 benefícios da gestão de processos organizacionais com o auxílio de dados

Quais as principais vantagens da análise preditiva de dados?

Até pelas aplicações mostradas logo acima, fica claro que o objetivo final da análise de dados é melhorar os resultados e aumentar os lucros das empresas. Para atingir isso, a estratégia gera inúmeros benefícios, como:

  • Melhor alocação de recursos;
  • Redução de prejuízos;
  • Minimização de riscos de fraudes;
  • Melhora na gestão de clientes;
  • Personalização das estratégias de vendas;
  • Criação de novas estratégias no mercado.

Como implementar na sua empresa?

Depois de conhecer algumas possíveis aplicações e os benefícios, você deve querer saber como implementar a análise preditiva de dados no seu negócio, não é mesmo? Vamos lá a um passo a passo simples:

1. Definição do objetivo

Não adianta iniciar um processo de análise sem saber onde você quer chegar. Por isso, defina um objetivo de acordo com a estratégia da organização para que os resultados gerados pelo modelo preditivo sejam eficientes.

2. Agrupamento de dados

As empresas contam com diversas fontes de dados, como redes sociais, menções via site, sistema de CRM de gestão de clientes, outros softwares que atuam na organização, documentos, planilhas, contratos, entre outros. Tudo isso precisa ser reunido para ocorrer o agrupamento de dados.

3. Digitalização de documentos

Para ter todos os dados com fácil acesso para extração de campos e informações específicas, é preciso digitalizar os documentos. Afinal, o modelo preditivo necessita de todos os materiais agrupados para estudar tendências e identificar padrões.

Leia também: Como fazer uma gestão de dados eficaz e com inteligência

4. Seleção das variáveis

Os gestores de TI precisam delimitar as variáveis e os condicionantes que precisam ser levados em consideração na análise preditiva de acordo com os objetivos. Assim, a aplicação da ação tende a ser mais ágil e eficiente.

5. Criação e validação dos modelos preditivos

Com diversas fontes de informações, variáveis e objetivos em mente, é importante hierarquizar e organizar os dados, com classificação de acordo com o peso e valor ao negócio. Assim, é possível adotar o melhor modelo preditivo com as estratégias e tecnologias adequadas. Com esse processo bem executado, aumentam as chances de sucesso na realização da análise preditiva.

Como a Doc Int pode te ajudar

Para apoiar a sua empresa na gestão de dados em formato digital, conte com a Doc Int. Somos uma empresa focada em fortalecer a transformação digital de nossos clientes por meio dos nossos serviços de digitalização de documentos e gerenciamento eletrônico de documentos.

Com nossas soluções, é possível extrair todas as informações de documentos e campos específicos que o seu negócio necessite, facilitando a análise preditiva de dados.

Atuamos com tecnologia de primeira linha, serviços de qualidade e profissionais altamente capacitados para ajudar empresas de todos os portes e segmentos. Além disso, desenvolvemos projetos customizados de acordo com as suas demandas.

Dessa forma, garantimos a rastreabilidade, o controle de versão e acessibilidade e a temporalidade dos documentos.

Quer saber mais? Entre em contato agora mesmo!