Gestão de documentos eletrônicos: como escolher a melhor empresa

By 10 de novembro de 2020novembro 11th, 2020Gestão de documentos
Melhor empresa de gestão de documentos eletrônicos

Nas empresas do setor financeiro, diversos documentos são gerados e manuseados diariamente. Então, é necessário realizar a organização, o armazenamento e o controle adequados para facilitar a identificação das informações e evitar a perda dos arquivos. Para isso, a gestão de documentos eletrônicos é uma ótima opção.

Isso porque o gerenciamento eletrônico garante maior agilidade e produtividade nas rotinas de trabalho dos negócios do segmento financeiro, assim como promovem a segurança das informações e a redução de custos no armazenamento. 

Além do que, é possível consultar e pesquisar os documentos, encontrando tudo o que se precisa em poucos segundos.

Mas, para usufruir de todos esses benefícios, é fundamental contar com o apoio de empresas especializadas e experientes na implantação de soluções de gestão de documentos eletrônicos.

Neste conteúdo, vamos explicar a importância das empresas de gerenciamento eletrônico de documentos, também conhecidas como empresas de GED, e como os gestores podem escolher a melhor.

Leia também: Como reduzir custos operacionais de uma empresa financeira com digitalização

Por que investir na gestão de documentos eletrônicos?

Em geral, a gestão de documentos em empresas financeiras é um processo para lá de burocrático. Afinal, são contratos, planilhas, recibos, pagamentos, notas fiscais, expedientes contábeis e fiscais, documentos de RH, entre outros.

Com este alto volume de documentos e transações, é preciso sistematizar o armazenamento e o acesso dos colaboradores. Assim, é possível garantir a fluidez dos processos e manter os dados em conformidade.

Com um sistema digital de gestão de documentos, as empresas podem automatizar processos e promover o gerenciamento integrado, com os usuários acessando as informações e arquivos já digitalizados. E tudo pode ser realizado de forma remota, a partir de qualquer lugar e a qualquer hora, impulsionando a transformação digital e facilitando o home office.

Os gestores, então, conseguem reduzir os arquivos físicos, ter consulta ágil e segura, realizar o controle de acesso dos colaboradores aos documentos e rastrear as informações. 

Por todos esses motivos, as organizações devem procurar por empresas de gestão de documentos eletrônicos. Este é o caminho mais simples e eficiente para garantir o melhor gerenciamento dos arquivos digitais.

Importância da empresa especializada na gestão de documentos

Até aqui, já conhecemos os motivos para investir na gestão de documentos eletrônicos. Quer saber então o porquê optar por uma empresa especializada no gerenciamento de documentos? Veja as principais vantagens a seguir!

  • Melhorar a eficiência da empresa financeira como um todo;
  • Aumentar a segurança da informação;
  • Economizar tempo e custos;
  • Promover maior produtividade;
  • Garantir o foco dos gestores dos negócios financeiros no core business;
  • Permitir a escalabilidade do negócio.

Saiba mais: Como aplicar a organização documental nas empresas

Como contratar a melhor empresa 

A escolha da empresa especializada na gestão de documentos eletrônicos pode parecer um grande desafio. No entanto, ao seguir passos simples, é possível definir o melhor parceiro para contratação. Confira!

1. Análises das suas necessidades

Para desenvolver o projeto adequado de gestão de documentos eletrônicos, as empresas devem avaliar suas demandas, necessidades e objetivos. Por exemplo, é preciso saber quais os tipos de documentos que seu negócio lida, o volume de informações, o controle de acesso e o nível de sigilo necessário, se o acesso será remoto e/ou local, entre outros itens.

Então, o possível parceiro deve oferecer um atendimento personalizado a fim de analisar todos estes pontos e implantar uma ferramenta de gestão de documentos alinhada às expectativas.

2. Especialização da equipe

Um passo importante é conhecer mais sobre os profissionais que atuam na empresa para saber o nível de experiência, conhecimento e qualificação da equipe no que se refere à gestão de documentos eletrônicos.

Vale a pena também conversar com outros clientes da empresa de GED para ver os resultados do projeto, como foi o atendimento dos profissionais e o suporte realizado.

3. Uso de tecnologias de ponta e funcionalidades

No caso da gestão de documentos eletrônicos, é fundamental verificar se as empresas usam tecnologias modernas e de qualidade para sistematizar e organizar as informações. Da mesma forma, observe se as funções do software se adaptam ao perfil do seu negócio e geram maior produtividade no controle dos documentos financeiros, contábeis e fiscais.

Não se esqueça também de considerar todas as funcionalidades e recursos da ferramenta, como controle de acesso, de rastreabilidade, temporalidade, desenvolvimento de workflows, extração de campos específicos de documentos, entre outros. Aqui também deve-se ficar de olho na usabilidade do sistema, ou seja, se ele não é complexo de ser utilizado.

4. Implementação da ferramenta de gestão de documentos

Com a gestão digital, a sua forma atual de guardar e organizar documentos será alterada. Para tanto, é preciso entender como o projeto será implantado e como será feita essa adaptação. Assim, deve-se saber quanto tempo demora a implementação, se ocorrem treinamentos, como são criados os padrões de organização e identificação dos arquivos.

Com um processo bem estruturado, os colaboradores vão assimilar de maneira mais fácil as mudanças e poderão dar continuidade ao projeto.

Veja também: Segurança em tecnologia da informação: 6 práticas essenciais no home office

5. Segurança das informações

Além de ter todas as funcionalidades e uma implementação adequada, a gestão de documentos eletrônicos precisa ter total segurança para proteger os conteúdos sigilosos e importantes. Assim, é preciso usar ferramentas de proteção dos dados, como criptografia, e ter um sistema de backup para evitar a perda de informações.

Vale lembrar que as empresas financeiras lidam com documentos importantes, como notas fiscais eletrônicas, que devem ser armazenados por longos períodos, isso sem falar nos arquivos confidenciais. O arquivo XML da NF-e, por exemplo, deve ser guardado por, no mínimo, 5 anos após a emissão.

Portanto, se a segurança for falha, o seu negócio ficará vulnerável a vazamentos, violações e roubo de dados, bem como a riscos de punições. Essas sanções podem ser por:

  • Falta de apresentação de documentos contábeis e fiscais;
  • Não cumprimento dos requisitos das legislações de proteção de dados, como a LGPD, que entrou em vigor em agosto deste ano e prevê até R$ 50 milhões em multas.

6. Suporte oferecido

Por fim, a empresa de GED também deve disponibilizar um suporte completo à sua organização para tirar as dúvidas de funcionários quanto ao uso da ferramenta ou para o caso de falhas.

Conte com a Doc Int

Para ter a melhor empresa de gestão de documentos eletrônicos, conheça a Doc Int. Especializados em digitalização e gerenciamento eletrônico, ajudamos o seu negócio no processo de disrupção digital com as melhores soluções do mercado.

Atuamos com tecnologia de ponta, equipe altamente qualificada, rápido atendimento e suporte, garantimos altos níveis de SLA e desenvolvemos projetos personalizados de acordo com as suas necessidades.

Veja alguns dos nossos diferenciais:

  • Armazenamento e organização em um GED na nuvem;
  • 100% de disponibilidade no acesso aos documentos;
  • Conformidade com a LGPD e GDPR. 

Quer saber mais sobre nossos serviços? Entre em contato conosco agora mesmo!

Baixe nosso guia completo para empresas B2B e saiba como aumentar os resultados da sua área comercial.